Dependendo da aplicação e do material em que se deseja realizar uma impressão, métodos e insumos distintos podem ser utilizados. O objetivo, claro, é que se obtenha os melhores resultados possíveis sempre. Nesse cenário, um dos modos de impressão mais conhecidos é a transferência térmica.

Se você ouviu o termo ribbon, mas não sabe exatamente o que é, não se preocupe! Este artigo tirará todas as suas dúvidas. Continue a leitura e confira!

O que é ribbon

Como mencionamos há pouco, o ribbon é um dos principais componentes usados na impressão por transferência térmica. Também chamado de TTR (sigla para Thermal Transfer Ribbon ou, em português, Fita de Transferência Térmica). Trata-se de uma espécie de película plástica revestida em uma face por tinta e, na outra, por silicone ― este é essencial ao processo, pois é responsável por auxiliar na dissipação de calor.

Quando essa fita passa pela cabeça da impressora e é aquecida, a tinta é solta e transferida para o material em que a tiragem está sendo realizada. Na prática, isso quer dizer que ela é uma das peças que efetivamente faz a impressão térmica.

Na grande maioria dos casos, são utilizados para a impressão de todos os tipos de etiquetas. Um exemplo são as atividades industriais que necessitam automatizar processos e realizar impressões rápidas e duradouras comalta qualidade.

Diferentes tipos de ribbon e suas aplicações específicas

Agora que você já entendeu melhor o que é ribbon, é importante saber, também, que existem diferentes tipos e conhecer cada um deles. Como o produto possui diversas aplicações, modelos distintos são recomendados conforme o caso. Veja agora quais particularidades e forma de utilização de cada um.

Ribbon de cera

Como o próprio nome sugere, esse tipo de ribbon se trata de uma fita composta basicamente por cera. Ele é um pouco menos resistente que os demais, mas, ainda assim, proporciona uma impressão de alta qualidade e muito rápida. Além dessas vantagens, possui um custo menor se comparado com os outros tipos de Ribbons.

O ribbon de cera é utilizado, na maioria dos tipos de substratos porosos como: Etiquetas de Papel Couchê, Tag (papel Cartão), Papeis Transtherm onde são impressas informações variáveis como textos, imagens e códigos de barras para aplicações que não necessitam de muita durabilidade das impressões, incluindo as para a indústria farmacêutica e as nutricionais.

Ribbon de resina

Assim como no exemplo anterior, o nome mostra, essa é uma película feita com uma concentração predominantemente de resina. Contudo, as semelhanças param por aí: o ribbon de resina é muito mais resistente que o de cera, sendo, normalmente, utilizado para aplicações que requeiram excepcional resistência abrasiva, química e atrito (esfregões), como também a exposição ao calor/ou frio, muito utilizado para impressões em ambientes externos que sofrem intemperes de tempo como sol e chuva. Em materiais como ― BOPP Brilho, Filmes laminados, polipropileno, poliéster e polietileno são alguns exemplos.

As aplicações mais comuns desse ribbon são em etiquetas para indústrias automotivas, indústria alimentícia, em produtos armazenados em câmaras frias e nos destinados a hospitais e laboratórios.

Ribbon misto

Por fim, temos o ribbon misto. Composto por uma mistura entre os dois materiais anteriores, tem uma resistência superior ao de cera, mas inferior ao de resina. Ele é muito indicado para impressões que precisam ter um pouco mais de resistência e é usado tanto em papel quanto em filme.

Algumas aplicações comuns que podem ser citadas são etiquetas para endereçamento, alimentos, indústria automobilística e Industria Frigorífica. Todos os exemplos citados sofrem com atrito, mas muito menos que os citados para o fabricado em resina.

Independente de saber o que é ribbon e do tipo utilizado, o mais importante é que a fita de transferência térmica seja de alta qualidade. Somente assim a impressão perfeita pode ser conquistada. Para que as suas sejam realmente boas, não existe nada melhor que contar com a parceria de uma das maiores empresas do setor.

A IIMAK tem mais de 30 anos de mercado e é um dos líderes mundiais quando o assunto é a fabricação e a comercialização de ribbons. Entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos lhe ajudar!