Assim como qualquer impressora, as térmicas, também, estão disponíveis em vários tamanhos e modelos. Entretanto, uma coisa é fato: independente do tipo, saber como fazer a troca de ribbon para impressora é fundamental para garantir a qualidade final. Esse processo, mesmo que seja simples, exige alguns cuidados.

Foi para mostrar a você o que evitar nesse momento e como realizar a troca do ribbon que fizemos este artigo. Nele, daremos informações importantes que devem ser consideradas vitais para a manutenção da sua impressora. Acompanhe!

Como fazer a troca de ribbons para impressora corretamente

A primeira dica é simples: antes de mais nada, tenha em mãos o manual do usuário. Mesmo que o processo de troca do ribbon seja similar em muitos modelos, ele pode variar de acordo com o fabricante ou porte do equipamento. Confira as principais recomendações e onde fica localizada a cabeça de impressão ― logo mais você saberá por que essa informação é importante!

Algumas orientações devem ser consideradas, não importa qual o tamanho da sua impressora térmica. São eles:

1. Confira o lado entintado: o riboon tem uma das faces revestida por tinta e a outra por silicone. Com o auxílio de uma etiqueta adesiva, toque a cola na superfície da fita térmica. Se sair manchada, esse é o lado entintado. Quanto à alocação, confira no manual se a sua impressora é apta para CSI (tinta na parte de dentro do rolo) ou CSO (na parte externa).
2. Encaixe no eixo: a fita térmica deve ser colocada no eixo até que esteja encostado na parede de apoio.
3. Eixo rebobinador: puxe um pouco do ribbon e enrole-o no eixo rebobinador.
4. Não use estiletes: nem qualquer objeto pontiagudo, como tesouras, caso o ribbon enrole durante o processo. Remova, gentilmente, com as mãos, cuidado para não tocar na cabeça de impressão.

Neste vídeo, um dos nossos especialistas em automação, Rodrigo Tolentino, mostra como proceder com a troca de ribbon para impressora de médio porte:

Durante a troca, faça a manutenção

No momento da troca de ribbon para impressora, é possível realizar alguns cuidados que auxiliam na manutenção preventiva do equipamento. A cabeça de impressão, ou cabeça térmica, é o grande foco. Ela é a peça principal da máquina e é bastante delicada. Por isso a nossa recomendação de observar sua localização no manual, para evitar encostar nela durante o processo.

Quando estiver realizando a troca, tenha em mãos algodão (ou um lenço macio) e álcool isopropílico para limpar a cabeça e os roletes da máquina. Isso garantirá uma vida útil muito maior aos componentes.

Saiba o que fazer com o ribbon utilizado

O ribbon é composto por cera, resina ou uma mistura de ambos (saiba as particularidades de cada tipo no artigo O que é Ribbon? Descubra o que é e quais são as suas aplicações). Ou seja, é livre de substâncias tóxicas, como metais pesados, mesmo assim, o melhor a se fazer é incinerar o material em uma empresa certificada. Cabe ressaltar que o tubete é feito de plástico ou papelão, que permite sua separação para a reciclagem.

Agora que você já sabe como fazer a troca de ribbon para impressora, continue acompanhando nosso blog para mais dicas técnicas e informações sobre esses produtos. Siga-nos também no LinkedIn e no YouTube.