• usa
  • europa
  • Mexico

Área restrita

teste

Escolha um dos ícones abaixo e tire suas dúvidas

  • O que é Ribbon?

    Ribbon é o uma fita em rolo para impressão por transferência térmica, em varias formulações entre cera, mistos e resinados. Também conhecido como Thermal Transfer Ribbon – TTR, ou simplesmente Ribbon no Brasil.

  • Do que é composto o Ribbon IIMAK?

    Essa fita (ribbon), é feita de uma película muito fina de poliéster, que possui um entintamento em um dos lados. Esse entintamento pode ser de cera, resina ou misto (cera e resina). Além disso, a parte da película que contém a tinta, pode estar tanto do lado de dentro (lado interno) quanto do lado de fora (lado externo) do rolo. O outro lado da pelicula possui um backcoat especial de silicone para proteger a cabeça de impressão.

  • Quando utilizar Ribbon de cera IIMAK?

    Utiliza-se ribbons na formulação cera para etiquetas e impressões de baixa durabilidade e com pouco ou nenhum atrito com outros materiais. A impressão final da etiqueta, que geralmente é de papel não deve requerer durabilidade a variações de temperatura, umidade, abrasão e atrito.

  • Quando utilizar Ribbon misto IIMAK?

    Ribbons mistos possuem maior resistência na impressão já que possuem resina em sua composição, oferecem maior resistência ao calor e a umidade, bem como a abrasão. Pode imprimir usando bases de papel e/ou filme.

  • Quando utilizar Ribbon de resina IIMAK?

    Em ribbons compostos basicamente de resina em sua formulação, oferecem maior durabilidade da imagem impressa. Costuma-se imprimir em bases como filmes e papéis sintéticos que são mais expostos a riscos de atrito e a severas condições ambientais oferecem maior resistência do que os demais.

  • Qual a diferença entre o Ribbon interno e externo?

    Ribbon interno é o que possui a tinta do lado de dentro do rolo e ribbon externo é aquele que possui a tinta do lado de fora do rolo. São entintados  em lados diferentes devido ao mecanismo de tração de Ribbon das diversas máquinas impressoras existentes que utilizam este material, isto é, o lado aonde esta a tinta depende da marca/modelo da impressora.

  • Como descobrir se o Ribbon é externo (CSO)ou interno(CSI)?

    É possível descobrir colando uma etiqueta adesiva (durex) em um dos lados do ribbon. O lado que deixar resíduos na cola da etiqueta é o lado que deve ser utilizado para imprimir as etiquetas, isto é, o lado em contato direto com a etiqueta ou tag.

  • Qual ribbon devo usar na minha impressora?

    Primeiramente deve-se ver no manual da impressora para saber se o entintamento do ribbon é csi ou cso. Existem impressoras que só possibilitam a impressão utilizando ribbons internos (csi), outras impressoras só viabilizam com ribbons externos (cso)e, em outras impressoras, possibilitam a impressão com ambos os lados (csi ou cso). Para isso, dever-se-á entrar em contato com o fornecedor da máquina ou olhar no manual do equipamento.

  • Como calcular a quantidade de ribbon a ser utilizada para o consumo total da etiqueta?

    Altura da Etiqueta + (mais) Espaço entre as Etiquetas x(vezes) Quantidade Total da Etiqueta a ser Impressa / (dividido) pela Quantidade de Carreiras ou Colunas da Etiqueta / (dividido) pela metragem do ribbon (450,360, 300, 90,74) = (igual) a Quantidade de Ribbons.

  • Qual temperatura nas impressões devo usar?

    Para cada tipo de ribbon e base (etiqueta) utiliza-se uma temperatura e uma velocidade diferente. O melhor ribbon é aquele que utiliza uma temperatura média. Quanto mais alta a temperatura na cabeça de impressão maior o desgaste dela, vida útil. A qualidade da etiqueta aonde a tinta deve imprimir também afeta no nível de temperatura usado. Hoje já existe no mercado material especifico para impressão por transferência térmica.

  • Como limpar a cabeça de impressão da minha impressora térmica?

    Com um algodão umidificado com álcool isopropílico, passar no cabeçote até o mesmo ficar limpo. Para uma limpeza completa, repita o procedimento com o rolo de borracha da sua impressora.