Na hora de comprar um ribbon, é fundamental que haja uma rigorosa avaliação de critérios específicos. Afinal, a qualidade dele impacta diretamente no resultado final da impressão. Isso significa que, para escolher a melhor solução, é necessário ser analítico e realizar alguns questionamentos.

Para facilitar, vamos abordar algumas questões importantes para verificar antes de comprar um ribbon. Acompanhe e acerte na escolha.

1. Finalidade da impressão

Antes de tudo, pergunte-se sobre a finalidade da impressão.

Existem inúmeros tipos de ribbons disponíveis no mercado e cada um deles desempenha um papel diferente. Abaixo, listamos brevemente alguns atributos de três deles.

ribbon de cera

Ideal para impressões em superfícies porosas, como papel. Normalmente, utiliza-se o ribbon de cera em reproduções de códigos de barras, tags, etiquetas de preço ou de controle interno. Diferencia-se pelo contraste e agilidade para imprimir e é menos resistente a temperaturas extremas e atritos.

ribbon de resina

Mais resistente que o ribbon de cera, é indicado para bases de plástico, BOPP, poliéster ou polietileno, entre outras. Nesse caso, nenhum dado impresso se perde, já que a durabilidade é uma das características principais. Costuma ser usado em produtos químicos e etiquetas laboratoriais além de aplicações que exijam resistência máxima.

ribbon misto

Agregando os melhores pontos de cada ribbon citado anteriormente, essa é uma categoria intermediária, resistente ao calor e umidade, mas não a muitos produtos químicos e temperaturas extremas.

2. Escolha do fornecedor

Agora que você já decidiu qual é o melhor ribbon, é importante escolher um bom parceiro. Além do preço, alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • oferta de um bom atendimento de suporte e pós-venda;
  • estar atento às regras e normas do setor;
  • entregar com agilidade.

Como o preço mais baixo não é sinônimo de qualidade, você precisa encontrar fornecedores de confiança, com boa reputação e reconhecimento no mercado. A fusão das empresas ARMOR e IIMAK reforçou o alto nível de entrega e comprometimento na produção de ribbons. Somos a empresa líder de mercado global na concepção, produção e venda de ribbons de transferência térmica para a impressão de dados variáveis de rastreabilidade em etiquetas e embalagens flexíveis.

3. Assistência técnica

Contar com um suporte adequado e toda a assistência técnica durante a execução de impressões faz diferença, já que, no dia a dia, imprevistos podem surgir. Para evitar problemas como desvios, resistência mecânica ou falhas adversas, é preciso ter assistência técnica qualificada disponível em todos os momentos. Leve isso em consideração ao comprar um ribbon e tenha mais tranquilidade nos processos.

Observe que não citamos o preço como um critério a ser analisado, pois a busca pela excelência deve ser maior que qualquer disputa de valores nesse caso. Ao necessitar de uma fita para impressão por transferência térmica para filmes, por exemplo, apesar do ribbon de cera ter um menor valor de compra, o ideal para resolver a sua necessidade é o de resina. Ele garante mais resistência no tipo de material que você utiliza. Optar por um ribbon impróprio, apenas considerando seu custo, compromete o bom resultado e demanda investimentos para retrabalho do material.

Faça uma escolha inteligente ao comprar um ribbon. Aproveite este conteúdo para analisar e acertar!