Na hora de escolher o ribbon ideal para sua impressão, é muito importante ter cuidado com alguns detalhes. O primeiro, é claro, diz respeito ao tipo de material. Esse fator será decisivo para você optar por uma fita com resina, cera ou, até mesmo, mista. Outro detalhe que deve ser considerado é se ele é revestido com o backcoat.

Para explicar o que é, como funciona e qual a sua importância, preparamos este artigo. Continue a leitura e conheça mais sobre o backcoat.

Confira como os ribbons são formados

Antes de mais nada, é necessário demonstrar como são formados os ribbons para, então, explicar com mais detalhes, o que é o backcoat. Assim, as fitas de transferências possuem, de modo geral, os elementos citados abaixo.

  • Release layer: é a camada que fica entre o polietileno tereftalato (PET) e a tinta. Serve para ancorar o filme durante o processo de impressão e para garantir que a transferência seja realizada com sucesso.
  • Filme de poliéster (carrier): é uma película fina, que serve de estrutura para o ribbon. Sua função é receber as camadas de produtos químicos e manter o que será impresso no lugar correto.
  • Tinta: é a camada que é transferida para as etiquetas na impressão. É formulada com pigmento e pode conter cera, resina ou com a mistura das duas.
  • Trailer: é uma película localizada no final da fita de transferência. Tem o dever de assegurar que a impressora irá parar quando o ribbon chegar ao fim.
  • Tubete: feito de papelão ou de plástico, é o eixo onde o ribbon fica enrolado (e se desenrola durante a impressão).
  • Leader: uma camada PET que protege o ribbon, identifica sua formulação e facilita sua troca na impressora.

Além desses elementos, a fita de transferência térmica conta também com o backcoat. Confira mais sobre ele.

Descubra o que é backcoat e para que serve

É uma tecnologia avançada projetada para prolongar a vida útil da cabeça de impressão, por meio de uma camada de silicone especial. Este, fica na parte de trás do ribbon e permanece em contato com o cabeçote, protegendo-o do atrito com a etiqueta.

Ele já é aplicado no ribbon durante seu processo de fabricação. Assim, um lado da fita transparente em poliéster (PET) conta com uma, ou várias, camadas de tinta. O outro, dispõe da camada protetora, o backcoat.

Assim, sua função é proteger o cabeçote da impressora, mantendo-a limpa. Com o tempo, pode ser que acumulem resíduos como cola, poeira e caulim, que promovem a criação de uma crosta enrijecida. Esta, impossibilita a passagem de calor, fazendo com que a tinta não derreta na etiqueta. Inclusive, é para ajudar a evitar essa concentração de resquícios que é indicada a limpeza com álcool isopropílico a cada troca de ribbon e/ou de etiqueta.

Além disso, o backcoat auxilia na dissipação de cargas estáticas, evitando o acúmulo estático, e proporcionando a lubrificação do cabeçote. Tudo isso, também, ajuda a reduzir custos com a manutenção e troca dessa peça da impressora.

Veja como o backcoat ajuda a melhorar a impressão térmica

Nas impressoras de transferência térmica, a cabeça da impressão é aquecida previamente. Quando entra em contato com o ribbon, este se descola nos locais que estão quentes. Assim, fixam-se na base da etiqueta. Quando a fita possui backcoat, este protege o cabeçote.

Essa proteção faz com que o calor seja conduzido com excelência, permitindo que a transferência da tinta para o suporte de impressão seja de mais qualidade. Isso se dá, também, porque como o backcoat reduz o desenvolvimento de eletricidade estática, há menos chance de danos para o que será impresso.

Normalmente, uma cabeça de impressão pode durar até 1 milhão de polegadas lineares. Isso, se for usada a base correta para a transferência térmica e, também, se a limpeza constante for realizada corretamente. Para manter essa durabilidade, é imprescindível contar com um ribbon que contenha backcoat, pois essa camada ajudará a manter um alto padrão nas impressões, além de proteger o cabeçote e auxiliar a sua higienização.

Então, para ter mais excelência ao imprimir com transferência térmica, conte com ribbons de qualidade, claro, que contenham backcoat em sua composição, como é o caso dos produtos da IIMAK. Clique aqui e confira o nosso portfólio.