Muitos motivos podem ocasionar as falhas de impressão térmica. Como cada item do processo tem especificações distintas, é preciso que cada ribbon esteja na velocidade e temperatura adequadas, para garantir o funcionamento correto. Além disso, ambas têm que ser configuradas para trabalharem juntas.

Para facilitar o seu entendimento, separamos algumas das causas de falhas de impressão mais comuns. Confira!

Falhas de impressão: saiba os motivos e como evitá-las

Existem muitas causas para as falhas de impressão, como você verá na sequência. Mas, antes de mais nada, assim como outros dispositivos, a premissa maior para evitar problemas é realizar a manutenção preventiva do equipamento.

Agora, confira as principais causas para as falhas de impressão ou erros na impressora.

Problemas de compatibilidade entre o ribbon e a base (etiqueta)

A falta de compatibilidade entre esses dois elementos pode resultar em alguns problemas. Tais como:

  • falta de nitidez de imagem: já sai borrada da impressora;
  • cobertura falha: com a imagem acinzentada ou com aspecto poroso;
  • não acontece a impressão: a etiqueta sai branca.

Para evitar essas situações, é recomendado, sempre, testar a impressora, combinando o ribbon e a etiqueta de compatibilidade. Assim, será possível verificar se essa é a causa da falha de impressão. Outro motivo que pode causar problemas é a variedade na composição da fita de transferência como também a etiqueta utilizada.

Tensão superficial, tratamento corona e vernizes

Ainda referente à compatibilidade entre peças, cada ribbon exige uma tensão superficial mínima, para que seja capaz de fixar a tinta na base. Materiais como o BOPP, por exemplo, não possuem essa característica e, por isso, recebem um tratamento especial (Corona, Topcoating) ou uma camada de verniz.

Porém, com o passar do tempo esses tratamentos vão se perdendo. Quando isso ocorrer, as falhas na impressão se darão pelo material da etiqueta e não pela fita de transferência.

O ribbon está amassando, rasgando ou escorregando

Basicamente, ocorre quando a fita é inserida de forma errada na impressora. Porém, caso o ribbon esteja colocado corretamente, existem outras causas para você considerar. Como é o caso da tensão do desbobinador que pode estar muito baixa.

Ainda, se a temperatura da impressão estiver muito alta, podem aparecer rugas e, até mesmo, a ruptura do ribbon. Quando isso ocorre, a película que suporta o pigmento derrete. Isso pode acontecer pela presença de sujeira no cabeçote de impressão.

Além da temperatura, a velocidade baixíssima, o excesso de pressão na cabeça de impressão podem fazer com que o ribbon se rompa.

Problemas na imagem: de falta de nitidez, claridade ou opacidade em excesso

Esses problemas, de modo geral, também estão ligados à temperatura do cabeçote de impressão. Se ela estiver baixa demais, pode resultar em problemas na imagem. Além disso, a alta velocidade de impressão e o excesso de pressão no cabeçote podem fazer com que haja deformação no suporte.

Inclusive, pode acontecer de a imagem sair borrada ou vazando nas laterais. Para essas situações, há duas causas principais. Uma são as altas temperaturas, que fazem com que o calor do cabeçote acabe distorcendo a imagem impressa e, a outra, o excesso de velocidade de impressão que diminuem o contato entre a cabeça de impressão e a etiqueta.

Impressão com “pontos cegos” ou com “faixas cegas”

Se os demais locais da impressão estão adequados e, mesmo assim, há pontos cegos, o problema pode ser na limpeza do equipamento. Isso porque, por exemplo, cola de etiquetas anteriores ou outros resíduos podem gerar sujeira no cabeçote de impressão.

Qualquer resíduo pode se acumular e gerar superaquecimento no cabeçote, causando estrago e, até mesmo, queimando-o. Quando ocorre, é preciso fazer sua substituição. Então, a recomendação é cessar a impressão imediatamente e realizar a limpeza do cabeçote.

Problemas com sensores

As impressoras térmicas possuem sensores que detectam as etiquetas e os ribbons. Quando o sensor não identificá-los, talvez esteja inserido erroneamente. Ainda, pode ser que o dispositivo esteja sujo ou desalinhado. Assim, é muito importante limpá-lo e realinhá-lo para resolver o problema.

No artigo de hoje, trouxemos alguns dos motivos que podem estar causando as suas falhas de impressão. Para continuar a receber conteúdos importantes sobre impressões e ribbons, fique de olho nas nossas redes sociais.