O ribbon cera standard é uma das categorias da fita de impressão térmica. Também conhecido como TTR (Thermal Transfer Ribbon), é uma película plástica revestida em seus dois lados: em um, por tinta e, no outro, por silicone (item indispensável para dissipar o calor no momento do funcionamento).

Assim, quando a fita passa pela cabeça térmica de impressão, certos pontos são aquecidos, realizando, assim, a transferência de informações. Há três tipos de ribbons disponíveis: resina, cera e misto.

Dentro de cada uma das classificações, há subcategorias. Desse modo, abordaremos, neste artigo, algumas informações sobre o ribbon cera standard. Continue a leitura e saiba mais!

Ribbon cera standard: veja as características dessa fita e entenda as diferenças dentro da mesma categoria

Como o nome sugere, é um tipo de ribbon cera, sendo indicado para a impressão de aplicações para uso geral, mas que tenham a base de papel, desde lisos até os um pouco mais ásperos. Faz parte da categoria o SW2, uma opção de ótimo desempenho.

Os ribbons cera standard permitem uma qualidade de impressão diferenciada por proporcionarem um contraste bastante perceptível para impressões simples sem muitas linhas finas ou caracteres muito pequenos.

Diferentes produtos da mesma categoria apresentam características diferentes, uns apresentam um encorpamento de tinta maior, visível claramente, a olho nú, quando expostos contra a luz.

ribbon-contra-luz

Isso demonstra que há maior quantidade de tinta no produto da esquerda, o que faz com que haja uma melhor transferência do produto e maior proteção do cabeçote de impressão. Produtos que possuem pouca tinta necessitam de um maior esforço do equipamento para realizar a impressão com qualidade, além de ser muito importante a presença do backcoat para proteger a cabeça de impressão.

Confira onde o ribbon cera standard pode ser aplicado

Como mencionamos, o ribbon cera standard é excelente para diversas aplicações com base de papel. Este pode ser liso ou com algumas asperezas. Confira, então, algumas das utilizações mais comuns desse tipo de fita.

  • Indústria, comércio e varejo: para inserir dados variáveis, código de barras, identificar produtos, armazená-los corretamente, despachar mercadorias, entre outras opções.
  • Supermercados: pode ser usado para impressão de identificação de mercadorias alimentícias, preços para as gôndolas e promoções.
  • Empresas de confecção ou lojas de roupas: tags e controles internos.

Saiba quais as aplicações dos diferentes tipos de ribbons

Mesmo que o ribbon cera standard tenha suas características próprias e seja recomendado para um tipo de impressão, é importante que você saiba qual fita escolher para a sua necessidade. De modo geral, o que é de cera é indicado para impressão sobre o papel.

Já o ribbon resina é recomendado para impressões em materiais como polipropileno, poliéster, polietileno, entre outros filmes. Além disso, é recomendado para etiquetas que suportarão situações extremas como atrito, umidade, calor, congelamento, contato com substâncias gordurosas, químicas ou materiais de limpeza. Isso porque eles possuem alta resistência.

Agora, o ribbon misto, normalmente, é utilizado para impressão em papel ou filme. Porém, para etiquetas que serão usadas em condições que necessitem de mais durabilidade, como as encontradas no transporte de cargas.

Este artigo foi criado para explicar um pouco mais sobre o uso e características do ribbon cera standard. Continue acompanhando nosso site para saber mais sobre impressão térmica, fita de transferências e demais conteúdos importantes sobre esse assunto.