Existem diversas utilizações do ribbon em nosso dia a dia que você nem imagina. As impressões térmicas estão presentes desde o nosso quarto, nas etiquetas dos colchões, lençóis, toalhas, roupas que vestimos, indo até às etiquetas dos cintos de segurança dos carros.

Por vezes, quando pensamos nessas impressões, imaginamos um uso totalmente comercial, dentro de escritórios e indústrias. Contudo, elas permeiam a nossa vida, facilitando o entendimento de diversas informações contidas nas mais diferentes etiquetas.

Se você quer conhecer mais sobre as utilizações dos ribbons, continue a leitura. Confira!

Veja o que é, por que foi criado e quais as utilizações do ribbon

Parte importante no processo de impressão por transferência térmica, o ribbon é um tipo de película plástica revestida. De um lado, é coberta por tinta e, do outro, por silicone ― que ajuda a dissipar o calor.

Também conhecido como TTR (Thermal Transfer Ribbon ― ou Fita de Transferência Térmica), é o responsável por transferir as informações da impressora para a base. Isso ocorre porque, ao passar pela cabeça térmica do dispositivo, recebe aquecimento, fazendo com que o pigmento se desgrude da fita.

Sua criação está associada à da impressora de transferência térmica, em 1981. Essas impressoras foram desenvolvidas para melhorar a impressão de dados variáveis, proporcionando um melhor custo-benefício e resistência. Então, a utilização do ribbon está concentrada em diversas áreas da indústria, como você verá a seguir. Mas, primeiro, conheça os tipos de TTRs.

Conheça os tipos de ribbon

Basicamente, os ribbons são classificados em três tipos. Cada um é recomendado para uma aplicação diferente. Confira!

Ribbon de cera

São formados por fitas de poliéster e um composto prioritariamente de cera destinadas a algumas aplicações específicas. Apesar de garantirem impressão de excelente qualidade de dados variáveis e códigos de barras, a utilização desses ribbons não é indicada para todos os materiais.

Isso porque não possuem resistência a atrito e alta temperatura. Por isso também têm um menor custo de aquisição. Mesmo assim, as impressões são feitas em alta velocidade.

Ribbon de resina

É uma película composta majoritariamente por resina. São características das impressões dessas fitas: alta resistência a atrito, temperatura, produtos químicos e lavagem industrial. Por isso, são indicados para produtos que sofrem com as intempéries do dia, como calor, vento, chuva, entre outras.

Ainda, possuem alta capacidade de dissipação de estática e geram imagens de excelente qualidade, duráveis e em alta velocidade.

Ribbon misto

Como o nome sugere, sua fita possui os dois materiais acima. Ele possui mais resistência que o de cera e menos que o de resina. Assim, é bastante indicado para impressões em filme ou papel.

Confira 7 utilizações do ribbon que você nem imaginava

No dia a dia, temos contato com diversas impressões em que são utilizados os ribbons e, muitas vezes, não percebemos. Por isso, separamos uma lista com 7 utilizações deles que você pode nem ter se dado conta.

1.  Indústria Farmacêutica: tais como etiquetas com as informações de lote, data de fabricação, validade e fornecedor. Servem, também, para dados de rastreamento de matérias-primas, produtos e para os lacres de segurança.
2.  Comércio e Varejo: identificação de produtos em padarias, papelarias, joalherias, livrarias, supermercados, lojas de departamento, de roupas, entre outras.
3.  Indústria têxtil: etiquetas com informações de composição, instrução de lavagem, secagem, entre outros dados exigidos por lei. Também, para os códigos de barras.
4.  Indústria automobilística: etiquetas que estão no cinto de segurança dos carros, motores e até as de identificação de controle de estoque e armazenagem de peças nas fábricas.
5.  Cosméticos: rótulos e etiquetas de produtos de beleza e cuidados pessoais, como xampus, condicionadores, batons, esmaltes, loções e muito mais.
6.  Eletrodomésticos: etiquetas de identificação de voltagem, esquemas eletrônicos e informações fundamentais de fogões, geladeiras e demais aparelhos.
7.  Indústria alimentícia: rótulos e etiquetas com informações nutricionais, de fabricação e validade. Também, são aplicados na identificação de produtos congelados.

Portanto, podemos perceber a relevância desse produto para toda cadeia de produção e  essas são apenas algumas das muitas utilizações do ribbon. Por sua aplicação em praticamente todos os setores do mercado, possuem um papel importante para a economia. Para receber outras informações sobre ribbons e impressões térmicas, assine nossa newsletter.